Translate

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

A Guerra do Paraguai em vídeo (II)

O enorme conflito foi analisado neste vídeo do The History Channel, no qual foram ouvidas personalidades dos vários lados do mesmo, sendo de boa qualidade e estando em português. Assistam:



 
 
 
Eu gostei do vídeo, embora discordasse aqui e ali dos entrevistados, mesmo concordando parcialmente com vários deles. Mas, quero deixar aqui sucintamente a minha própria.
Achei e acho, que a Guerra da Tríplice Aliança nunca deveria ter ocorrido, e deveria ter sido evitada com maior empenho pelos vários contendores, algo do qual tratarei melhor oportunamente.
A mesma terminou com o esmagamento do Paraguai, que ao seu final tornou-se apenas uma "terra de ninguém", devastado e humilhado. Porém, ela ocasionou enormes prejuízos econômicos ao Brasil e ainda fortes e amplas perdas humanas (algo como 50.000 brasileiros mortos). A Argentina, a princípio humilhada e invadida, além de pilhada pelos guaranis, em bem menos de um ano teve seu território ocupado espontaneamente evacuado por estes, que por razões militares e políticas bateram militarmente em retirada. E no curso restante da contenda durante aproximadamente quatro anos amealhou grandes capitais vindos do Brasil e ali aplicados em compra de animais de tiro e de tração, carvão para uso dos navios, alimentos para homens e animais, bem como no pagamento de diversos serviços. Um grande negócio, do qual este país e a  elite comercial de seu povo foram os grandes beneficiários. Tais alguns dos resultados dela decorrentes fora o inevitável cortejo maléfico de todas as guerras.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário